Em abril, a Funsejem divulgou seu novo Código de Ética (aqui). O documento, que já fazia parte da política de governança da entidade, foi revisado ao longo do segundo semestre de 2024, para melhor estabelecer as normas de comportamento ético que administradores e empregados devem adotar com os grupos de relacionamento da Fundação.
Na esteira deste trabalho, a Funsejem acaba de lançar seu primeiro Canal de Denúncia exclusivo (aqui). Trata-se de um espaço específico e dedicado para que qualquer pessoa possa denunciar uma irregularidade ou descumprimento das regras estabelecidas então no novo Código de Ética da Fundação.
O Canal, que pode ser acessado por telefone ou pela internet, é gerenciado por uma empresa independente, a Áliant, de modo a garantir a confidencialidade dos relatos, além do anonimato, caso o denunciante o deseje.
O que é denúncia
Para que o Canal seja usado da melhor forma possível, a Funsejem inicia, com este lançamento, uma campanha que se estende para os próximos meses. Os materiais vão explicar, dentre outros, o funcionamento do Canal, reforçar a importância de utilizá-lo, além de ajudar a identificar uma denúncia. A mera expressão de uma opinião ou insatisfação, sem apresentação de fatos, por exemplo, não se caracteriza como denúncia, podendo ser direcionada à área de Atendimento da entidade (aqui).
O Canal de Denúncia da Funsejem já está no ar, com link exclusivo e fixo no rodapé deste site. Você também pode acionar o link de Contato aqui do site para saber quais são os outros meios que melhor se enquadram no que você precisa tratar com a Funsejem.
Adicionalmente, a Funsejem te convida a acompanhar a campanha sobre o novo Canal de Denúncia, que acontecerá neste site, no jornal Futuro On-line e outros meios.