Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui

Perfis de Investimento

O seu plano de aposentadoria na Funsejem oferece perfis de investimento para que você possa aplicar seu dinheiro da forma mais adequada a seus objetivos, convicções pessoais e disposição a correr risco. Veja a seguir as principais características dos perfis e os segmentos em que aplicam no mercado financeiro. Ao final da página, você também pode conferir os desempenhos dos perfis. Mas atenção, tenha-os apenas como referência de nossa gestão, e não como fator determinante para sua opção, pois resultados passados não garantem rentabilidade futura.

Conservador

Seus recursos vão para investimentos de renda fixa (RF) de menor risco. Ex.: papéis pós-fixados, que rendem a taxa básica de juros do governo (Selic). Uma pequena parcela também é investida no programa de empréstimo a participantes do plano. Neste perfil, a rentabilidade quase não oscila de um mês para outro. O objetivo aqui é proteger sua reserva financeira, fazê-la crescer acima da inflação, mas sem sobressaltos.

Moderado

A maior parte de seus recursos vai para uma renda fixa de papéis de baixo risco (RF) e também para os voláteis, que oscilam. Ex.: títulos de inflação e pré-fixados. Há ainda aplicações na renda variável (RV), como ações em bolsa, até o limite de 15%, e nos segmentos de estruturados¹, exterior e empréstimo. A rentabilidade oscila no curto prazo, podendo ser negativa. O objetivo do perfil é tentar render mais que o conservador.

¹ Fundos de investimento em empresas emergentes

Agressivo

O risco deste perfil é alto. Ele investe na renda fixa (RF) de baixo risco, mas grande parte dos recursos vai para papéis de inflação e pré-fixados, investimentos no exterior, em estruturados¹, e em renda variável (RV), como ações em bolsa, até o limite de 45%. Os ativos mais arriscados são sensíveis a mudanças na inflação e na taxa de juros do governo (Selic), a instabilidades na economia ou política, e até a rumores no mercado financeiro. É comum haver perda financeira difícil de se recuperar no curto prazo. O agressivo é indicado a quem aceita o alto risco, as variações de rentabilidades, e lida naturalmente com esta situação. O objetivo do perfil é superar os ganhos do conservador e do moderado no longo prazo.

¹ Fundos de investimento em empresas emergentes

Superagressivo

O perfil é o de risco mais elevado, indicado apenas aos que entendem e aceitam a dinâmica do mercado financeiro e buscam, através da alta exposição ao risco, uma rentabilidade superior à dos demais perfis no longo prazo. Uma parte dos recursos vai para a renda fixa (RF) de baixo risco, porém a maior parte da carteira vai para papéis de inflação e pré-fixados, aplicações no exterior, em estruturados¹, e em renda variável (RV), como ações em bolsa, até o limite de 70%. Por suas características, o superagressivo tem oscilações fortes e frequentes no rendimento, principalmente em momentos de crises econômicas e políticas, nacionais e internacionais. Pode haver perda financeira significativa e irrecuperável no curto prazo.

¹ Fundos de investimento em empresas emergentes

A composição dos perfis é dinâmica, trabalha com margens de alocação para que os gestores possam desenvolver estratégias e aproveitar as oportunidades que surgem. Para saber mais sobre limites mínimo, máximo e objetivo de alocação de cada perfil, acesse a política do seu plano.

Simulador de
perfil de
investidor


Vídeo dos
perfis de
investidor

Alterar perfil
de investimento

Política de Investimento

A política de investimento é um documento que contém as diretrizes gerais para a aplicação de todos os recursos financeiros administrados pela Funsejem. Em virtude disso, a Fundação aprova anualmente uma política para cada um dos planos de aposentadoria, e uma política para a aplicação dos recursos utilizados na gestão administrativa.

A seguir você confere algumas das determinações presentes nas políticas em vigor. Para mais informações, acesse a versão completa aqui da Política de Investimento do Votorantim Prev, Política de Investimento do VCNE, Política de Investimento do Plano de Gestão Administrativa.



Metas de desempenho

As metas de ganho definidas na política são estipuladas de diferentes formas. A seguir, estão as metas estabelecidas aos segmentos em que a Funsejem aplica e que remuneram os perfis de investimento.

 

Segmento Meta

Renda fixa

Renda variável

Estruturados

Exterior

Imóveis

Empréstimo a participantes

CDI

IBrX

CDI + 2% ao ano

MSCI World (BRL)

IFIX

IPCA + 7,15% ao ano

Limites Máximos de Alocação

A aplicação dos recursos financeiros precisa levar em conta o grau de risco e o objetivo de retorno dos perfis de investimento oferecidos pela Funsejem: conservador (C), moderado (M), agressivo (A) e superagressivo (SA). Ao mesmo tempo, deve respeitar determinações legais. Abaixo, estão os limites máximos de alocação por segmento de aplicação, válidos para os planos de previdência Votorantim Prev e VCNE (fechado a adesões), e para o plano de gestão administrativa (PGA).

 

  Planos Votorantim Prev e VCNE    
Segmento C M A SA* PGA Lei**

Renda fixa

Renda variável

Estruturados

Exterior

Imóveis

Empréstimo a participantes

100%

3%

N/A

5%

N/A

3%

100%

15%

15%

10%

20%

3%

100%

45%

20%

10%

20%

3%

100%

70%

20%

10%

20%

3%

100%

3%

N/A

5%

N/A

N/A

100%

70%

20%

10%

20%

15%

*O perfil superagressivo é exclusivo do plano Votorantim Prev.

**Resolução CMN 4.994.

Gestão de Risco

A gestão de risco pressupõe a adoção de critérios e limites legais para cada tipo de risco, dentre os quais, o risco de mercado, que faz variar o valor de uma ação em bolsa de valores ou de um papel, por exemplo.

Na política vigente, o controle do risco de mercado se dá, dentre outras formas, com uma ferramenta VaR (ou B-VaR) que estima a perda máxima esperada (ou perda relativa) nas condições atuais de mercado, conforme abaixo.

Segmento Referência de ganho Perda máxima

Renda fixa CDI

Renda fixa inflação

Renda variável

Estruturados

Exterior

Multiestratégia

100% CDI

IMA-B5+

IBrX

CDI + 2% ao ano

MSCI World

CDI + 0,75%

0,5%

5%

10%

6%

15%

3%

Parâmetros VaR: intervalo de confiança 95%, horizonte de investimento de 21 dias.

Os demais riscos relacionados aos investimentos são: de crédito, liquidez, operacional, legal e sistêmico. Todos são abordados na política do seu plano. Acesse e confira.

Patrimônio e Gestores

 

O patrimônio que a Funsejem destina às aplicações financeiras divide-se entre os gestores:

 

A Funsejem tem ainda uma carteira própria (ALM), voltada à administração das aposentadorias vitalícias do plano VCNE (fechado à adesão), e uma parcela de recursos investida no programa de empréstimo a participantes ativos e aposentados.

Nos gráficos a seguir, apresentamos o patrimônio total aplicado e segregado por perfil, gestor, tipo e segmento de aplicação.

 

Demonstrativos de Investimentos

Você também pode conferir o resumo dos últimos demonstrativos de investimentos, que informam a posição dos recursos financeiros dos planos perante a Previc, órgão fiscalizador dos fundos de pensão.

Para tanto, basta clicar sobre o link do plano desejado: Votorantim Prev; VCNE; Plano de Gestão Administrativa.

 
 
Patrimônio Consolidado

Mar/2024



Patrimônio perfil: Votorantim Prev

Patrimônio perfil: VCNE

Patrimônio nos fundos restritos

Legenda Fundos de Investimentos Exclusivos Funsejem

  1. FIC FI Atlântico MM Crédito Privado, CNPJ 27.619.757/0001-14
  2. FIC FI Fragata MM Crédito Privado, CNPJ 14.435.448/0001-42
  3. FIC FI Ártico MM Crédito Privado, CNPJ 09.636.594/0001-04
  4. FI MM Funsejem Multiestratégia, CNPJ 09.544.240/0001-21
  5. FI MM Funsejem Conservador, CNPJ 09.564.278/0001-66
  6. FIC FI MM Báltico Previdenciário, CNPJ 18.138.892/0001-57
  7. FI MM Barcelona Multiestratégia Prev, CNPJ 36.180.787/0001-68
  8. FIC FI Almirante MM Crédito Privado, CNPJ 08.830.058/0001-74

Carteira de empréstimo



2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais