Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Abril traz bons resultados

Abril foi positivo para o mercado financeiro doméstico e internacional. No Brasil, o mês foi marcado pela aprovação do Orçamento de 2021, que contribuiu para diminuir um pouco a tensão do mercado. Essa redução na percepção de risco fiscal colaborou para a alta da renda variável, o alívio do dólar e uma queda dos juros futuros de prazos mais curtos. Por outro lado, ainda seguimos com os problemas da pandemia da covid-19, que é um grande fator de risco.

No segmento de renda variável, o Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores B3, apresentou o segundo mês de desempenho positivo no ano, e rendeu 1,94%, quase zerando as perdas no acumulado de 2021, que está em -0,10%. O mesmo aconteceu com o IBrX, referência para as aplicações em renda variável dos perfis agressivos da Funsejem. O índice variou 2,84%, e no acumulado do ano está em 2,10%.

Na renda fixa, os títulos pré-fixados e atrelados à inflação de curto e médio prazos se valorizaram com a queda dos juros futuros. Com isso, esses títulos, que vinham se desvalorizando nos meses anteriores, conseguiram alguma recuperação em abril. Os papéis de inflação, com vencimento superior a 5 anos (IMA-B5+), fecharam em 0,45%. A renda fixa pré-fixada variou 0,84% (IRFM). E os pós-fixados renderam 0,07% (IMA-S).

Perfis de investimento

Diante deste cenário, os perfis da Funsejem com um pouco mais de risco tiveram os seguintes resultados em abril: 0,59% no moderado, 1,05% no agressivo e 1,54% no superagressivo. O perfil conservador, que diversifica os investimentos em títulos de renda fixa públicos e privados, com maior exposição a papéis pós-fixados, rendeu 0,33%, o equivalente a 157% do CDI, seu índice de referência na renda fixa, que variou 0,21% no mês.

Atenção!

Apesar dos bons resultados, o cenário atual é de cautela, pois o mercado financeiro permanece volátil. Não baseie a escolha de seu perfil pela última rentabilidade atrativa, pois os resultados dos investimentos de alto risco variam muito do campo positivo para o negativo. Tenha sempre em mente que a constante mudança de perfil não é vantajosa, você corre o risco de realizar perdas patrimoniais.

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais