Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Tem PPR, tem adicional

Em fevereiro, algumas empresas fazem a seus empregados o pagamento relativo ao Programa de Participação nos Resultados - PPR. Se este é seu caso, saiba que pode investir esta renda no seu plano de aposentadoria aqui na Funsejem, com possibilidade de reduzir seu imposto de renda de 2021, na declaração de ajuste anual do ano seguinte.

Como funciona

A adicional por desconto em folha de PPR ou de Remuneração Variável (RV) não reduz o imposto de renda na fonte, porque estes rendimentos não admitem dedução de contribuição a plano de previdência privada. Apesar disso, a adicional entra na somatória das contribuições na ocasião da declaração de ajuste anual de IR do ano seguinte, sendo considerada se estiver dentro do limite do incentivo fiscal de 12% de sua renda bruta anual tributável.

Como e até quando fazer

Adicional por desconto em folha: você preenche o formulário da adicional (aqui), indicando um porcentual qualquer com o qual deseja contribuir e o encaminha aos canais da empresa (DHO/Gente) para programação do desconto até 02/02/21.

Adicional por depósito: você preenche o formulário da adicional (aqui), indicando o valor em reais com o qual deseja contribuir, nos contata (aqui) para obter os dados bancários, faz o depósito e por fim nos envia o formulário e a cópia do depósito pelo email funsejem@funsejem.org.br. Como esta adicional só terá o incentivo calculado na declaração de ajuste de IR do ano seguinte, não há prazo final em fevereiro para efetuá-la.

Incentivo fiscal na previdência

Planos de aposentadoria como o da Funsejem têm incentivo fiscal para os participantes que se enquadram no modelo completo de declaração de imposto de renda. A dedução de previdência privada aos que preenchem o modelo simplificado de declaração faz parte do desconto padrão de 20%.

Simulação de incentivo fiscal

Aqui no site, em Educação Financeira, há simuladores, dentre os quais, o de incentivo fiscal. A ferramenta lhe dá uma ideia sobre o imposto de renda que é possível economizar quando você investe no nosso plano de aposentadoria, e quanto você deveria depositar para aproveitar o incentivo no limite dos 12%. Aproveite, aqui!

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais