Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Perfis fecham 2020 positivos

O ano de 2020 foi de crise nos investimentos, diante das turbulências provocadas pela pandemia da Covid-19. Os riscos e oscilações persistem, pois os números relativos ao coronavírus pioraram, e ainda não há um cenário totalmente claro para a vacinação no Brasil. Também temos no país uma pressão por gastos fiscais que deve continuar elevada em 2021, e a taxa básica de juros Selic muito baixa, em acordo com a desaceleração da economia e o temporário choque inflacionário.

Apesar do panorama, o mercado financeiro foi positivo em dezembro. A Bolsa de Valores B3 apresentou boa recuperação. O Ibovespa, principal índice de ações, teve valorização de 9,30%, fechando 2020 positivo, em 2,92%. O mesmo aconteceu com o IBrX, referência para as aplicações em renda variável dos perfis agressivos da Funsejem. O índice variou 9,15%, acumulando 3,50% no ano.

Dentre os investimentos de renda fixa, os títulos públicos de inflação de longo prazo foram os de melhor desempenho em dezembro, rendendo 7,51% (IMA-B5+). O retorno dos papéis pré-fixados ficou em 1,95% (IRF-M). No geral, a cesta de títulos públicos representada pelo índice IMA Geral rendeu 2,02%.

Agora veja como ficaram os resultados do seu plano de aposentadoria: 0,54% no perfil conservador, 1,20% no moderado, 2,27% no agressivo e 3,45% no superagressivo. Seguindo esta sequência, confira o desempenho dos perfis no acumulado de 2020: 2,75% no conservador, 2,77% no moderado, 3,48% no agressivo e 4,94% no superagressivo. Para o acumulado de outros períodos e de alguns indicadores financeiros, acesse a página de Investimentos (aqui).

Atenção à escolha de perfil

Considere sempre o grau de risco que deseja para seus investimentos, evitando mudanças constantes, pois isso pode lhe ocasionar perdas patrimoniais. Na dúvida, informe-se mais sobre nossos perfis aqui no site e use o simulador na nossa página de Educação Financeira (aqui).

Ver todas as notícias


2023 – Votorantim – Todos os direitos reservados.