Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Novembro de bons resultados

Em novembro, o mercado econômico foi impulsionado por diversos fatores. Dentre os destaques, o resultado da eleição presidencial nos Estados Unidos, que destravou o mercado de capitais, reduzindo parte das incertezas, e proporcionando dias de calmaria e valorização da moeda brasileira. O avanço das vacinas contra a covid-19 também criou um cenário de esperança aos mercados.

No Brasil, esses acontecimentos permitiram à Bolsa de Valores B3 uma boa recuperação, que só não alcançou recorde maior pela falta de desfecho das questões fiscais do país. Em novembro, o Ibovespa, principal índice de ações, teve valorização de 15,90%, a maior alta desde março de 2016, quando registrou um aumento de 16,97%. Em 2020, o índice ainda acumula perdas de -5,83%, e apresenta ganho de 0,61% nos últimos 12 meses.

Nos investimentos de renda fixa, os títulos públicos de inflação de longo prazo foram os de melhor desempenho, rendendo 2,59% (IMA-B5+). O retorno dos papéis pré-fixados ficou em 0,36% (IRF-M). No geral, a cesta de títulos públicos representada pelo índice IMA Geral rendeu 0,73%.

Agora veja como ficaram os resultados do seu plano de aposentadoria: 1,22% no moderado, 2,90% no agressivo e 4,20% no superagressivo. O perfil conservador, de menor grau de risco, rendeu 0,32%, resultado acima de seu índice de referência, o CDI, que rendeu 0,15% no mês.

Alerta à escolha de perfil

Não baseie a escolha de seu perfil pela última rentabilidade atrativa, pois os resultados dos investimentos de alto risco variam muito do campo positivo para o negativo. Tenha sempre em mente que a constante mudança de perfil não é vantajosa, você corre o risco de realizar perdas patrimoniais. O momento atual é de cautela, pois o mercado financeiro permanece volátil.

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais