Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Adicional de fim de ano

O plano de aposentadoria na Funsejem tem incentivo fiscal. Isso significa que participantes que se enquadram no modelo completo de declaração de imposto de renda podem pagar menos imposto ao contribuírem para o plano com até 12% de sua renda anual.

Se ao longo de 2020 você fez contribuições abaixo deste valor e quer aproveitar o incentivo fiscal ao máximo, e aumentar o saldo no plano, ainda tem tempo.

Como fazer

Baixe o formulário de contribuição adicional aqui no site (links abaixo), e assinale a forma como deseja efetuá-la:

1) Por desconto no salário de dezembro: você indica o porcentual desejado para sua adicional e direciona à sua empresa (áreas de DHO ou Gente) o formulário e eventuais aberturas de chamados via portais. O prazo para esta adicional é 11/12.

2) Por depósito direto na Funsejem: você escolhe um valor em reais a ser depositado na conta da Fundação. Neste caso, é preciso nos contatar (aqui) para obter os dados bancários necessários à transação. O prazo para esta adicional é 29/12. Mas atenção, esta é a data limite para o recurso estar na conta. Por isso, evite deixar para a última hora.

Como funciona o incentivo fiscal

É simples, o valor das contribuições realizadas ao plano, limitadas a 12% da renda bruta anual do participante, são subtraídas da base de cálculo do IR, diminuindo o valor do respectivo imposto. Esta dedução é aplicada a quem se enquadra no modelo completo de declaração de imposto de renda, pois no modelo simplificado a dedução relativa à previdência privada faz parte do desconto padrão de 20%.

Pontos de atenção

13º salário: o incentivo fiscal também se estende a esta renda, mas somente quando a contribuição adicional é realizada por desconto na folha de pagamento. O prazo de programação da adicional sobre 13º se encerrou em 20/11.

PPR: a adicional realizada por desconto na folha de pagamento neste caso não reduz o imposto de renda na fonte da PPR. Mas o valor da adicional entra na somatória que calcula o limite do incentivo fiscal no ano (de 12%), sendo considerado na declaração de ajuste anual de IR do ano seguinte.

 

Formulário adicional: plano Votorantim Prev

Formulário adicional: plano VCNE

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais