Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Agosto interrompe recuperação

Em agosto, a Bolsa de Valores foi negativa, após quatro meses consecutivos de alta. Foi a primeira desvalorização mensal do índice desde março, interrompendo a sequência da retomada após o estouro da pandemia da covid-19.

A Bolsa refletiu uma preocupação com a questão da entrega do Orçamento de 2021, causando, dentre outros fatores político-econômicos, um movimento de cautela e receio entre os investidores. Com isso, o Ibovespa, principal índice de ações encerrou o mês com queda de -3,44%, passando para -14,07% as perdas no mercado acionário neste ano, até o momento (confira resultados acumulados de outros períodos aqui).

Os investimentos em renda fixa pré-fixada e atrelada à inflação, principalmente de longo prazo, também tiveram depreciação, refletindo o aumento das taxas de juros futuros. Dentre estes papéis, estão os títulos públicos de inflação com vencimento superior a 5 anos (IMA-B5+). Sensíveis a expectativas de mercado e mudanças nas taxas de juros e de inflação, eles fecharam em -3,62%, o segundo pior resultado do ano. Outro exemplo de renda fixa que variou de forma negativa foi o pré-fixado, com -0,75% (IRFM). Já os pós-fixados que acompanham o índice CDI renderam 0,16% (IMA-S).

Perfis de investimento

Nesse cenário, veja como fecharam os perfis de investimentos do seu plano de previdência na Funsejem. O perfil conservador, por aplicar a maior parcela de sua carteira em papéis pós-fixados, conseguiu fechar o mês positivo, com 0,18%, contra 0,16% de seu índice de referência, o CDI. Os perfis de investimentos mais agressivos, além dos títulos públicos pós-fixados, possuem uma composição de renda fixa com maior exposição ao risco (ex: papéis de inflação e pré-fixados), e aplicam também em ações (IBrX), e outros mercados mais voláteis, portanto fecharam agosto assim: -0,09% no moderado -0,51% no agressivo e -0,91% no superagressivo.

Atenção à escolha e trocas constantes

Considere sempre o grau de risco que deseja para seus investimentos com uma análise atenta, evitando mudanças constantes, pois isso pode lhe ocasionar perdas patrimoniais. Na dúvida, informe-se mais sobre nossos perfis aqui no site e use nosso simulador.

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais