Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Adicional com PPR
21/01/2026

Você sabe, dinheiro na mão é vendaval quando não tem rumo. Então se você tem uma participação nos lucros, um bônus, uma renda extra qualquer chegando por aí, planeje o uso desse dinheiro:

  • Quite ou diminua ao máximo uma dívida que tenha;
  • Separe uma parte desse dinheiro extra para iniciar uma reserva de emergências;
  • Guarde uma quantia para gastar com o que gosta no curto prazo (você merece); e
  • Invista! Faça um aporte extraordinário no seu plano de previdência corporativo.

Como fazer uma adicional

  • Acesse a área Resolva Aqui do site, baixe e preencha digitalmente o formulário de contribuição adicional do seu plano de previdência, o Votorantim Prev ou o VCNE;
  • Indique a forma com a qual deseja fazer esse aporte extra.

Se for por pix ou transferência, contate a Funsejem (aqui), obtenha os dados bancários, faça a contribuição e logo em seguida envie o formulário e o comprovante da transação bancária para atendimento@funsejem.org.br. Adicional com PPR ou RV por pix ou transferência não tem prazo. Você pode fazer no dia em que receber os recursos ou mesmo no mês seguinte, já que o incentivo fiscal neste caso fica para a declaração de IR do próximo ano (saiba mais abaixo).

Mas caso queira programar a adicional por desconto de um porcentual no salário, abra um chamado na intranet da sua empresa e suba o formulário preenchido por lá. O período de programação é de 3 a 10/02. Depois desta data, só mesmo a opção por pix e transferência.

Por que fazer uma adicional

Você aumenta seu saldo mais rapidamente quando faz aportes extraordinários. E ainda pode economizar imposto de renda se ainda não estiver aproveitando o limite máximo do incentivo fiscal. Ele se aplica a quem investe em plano de previdência como o da Funsejem, e se enquadra no modelo completo de declaração de IR.

Incentivo fiscal

Funciona da seguinte maneira, você contribui para o plano de previdência, e esse dinheiro, limitado a 12% da sua renda bruta anual tributável, é deduzido da base de cálculo do seu imposto de renda.

Agora, um ponto de atenção, quando você faz aportes ao plano via desconto no salário, o incentivo fiscal é concedido já na folha de pagamento do mês. Com PPR e RV, no entanto, é diferente. Você não tem o incentivo fiscal na fonte. Mas a adicional feita com recursos desta renda (seja na folha ou por pix) entra na somatória de contribuições ao plano que você realiza ao longo do ano. Então o incentivo fiscal desta adicional fica para a declaração de ajuste de IR do ano seguinte, desde que ela esteja dentro do limite de 12% mencionado acima.

Ver todas as notícias


Contato
Linha Ética
2026 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais