Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Perfis 2025: histórico
14/01/2026

Dezembro de 2025 veio para fechar um ano surpreendente para os perfis de investimento dos planos de previdência da Funsejem no que diz respeito ao ganho real, ou seja, a rentabilidade acima da inflação. O mês em si não foi o melhor do ano nas aplicações financeiras, mas colaborou para um acumulado positivo que se desenhou para os perfis ao longo de 2025. Confira o contexto.

Bolsa de valores

O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa brasileira, e referência de ganho para os investimentos de alto risco dos perfis moderado, agressivo e superagressivo, variou 1,29% em dezembro. Já o resultado de 2025 foi de 33,95%, o melhor desde 2016, e consequência de fatores variados.

Dentre eles, está a queda na taxa de juros dos Estados Unidos. A medida faz investidores migrarem para aplicações mais rentáveis em outros países, e o Brasil esteve nessa rota. A compra de ações pelos estrangeiros na nossa bolsa de valores B3 superou em R$ 27 bilhões o total de venda.

As perspectivas crescentes de corte na taxa de juros brasileira, a Selic, também impulsionaram o mercado de ações local. A lógica é semelhante, quando a taxa baixa ou mesmo quando há só a expectativa de redução, os investidores já começam a procurar a Bolsa.

Houve ainda o desempenho do Brasil diante das tensões comerciais com o governo norte-americano, que se desenrolou de modo a reduzir os impactos do tarifaço sobre nossas empresas exportadoras.

Aplicações de menor risco

A renda fixa foi outro segmento de aplicações com performance marcante. Os papéis pós-fixados, presentes no perfil conservador de forma majoritária, variaram 1,23% em dezembro, e 14,55% no ano, de acordo com o índice IMA-S.

Outros dois destaques da renda fixa foram: os títulos pré-fixados, que renderam 0,30% no mês e 18,22% no ano (IRF-M), e os títulos de inflação de longo prazo. Eles fecharam dezembro no vermelho, com -0,19%, mas acumularam 14,20% em 2025. Ambos os papéis estão nas carteiras dos perfis moderado, agressivo e superagressivo.

Perfis conservador, moderado, agressivo e superagressivo

A inflação calculada pelo IPCA foi de 4,26% em 2025. Com base nela e nos resultados dos investimentos dos planos da Funsejem, dentro da gestão e contexto econômico do ano passado, os perfis tiveram ganhos reais bem elevados.

No caso do conservador e do moderado, que surgiram no final de 2005, o ganho real apresentado por cada um nesse último ano passou de 9% e de 12%, respectivamente, sendo inferior apenas ao desempenho de 2006.

Já a rentabilidade real do agressivo, que ficou acima de 15%, e a do superagressivo, de quase 19%, elas foram as maiores já registradas. O agressivo nasceu em 2005, enquanto o superagressivo foi criado em 2010.

Para conferir o resultado exato de cada perfil, clique abaixo sobre o plano que deseja consultar. Aproveite e confira por lá a performance de anos anteriores, desde que a Funsejem surgiu.

Rentabilidade dos perfis Votorantim Prev

Rentabilidade dos perfis VCNE

Composição e objetivos dos perfis em 2026

Conforme divulgado no jornal Futuro (aqui) e no site (aqui), a Funsejem aprovou a política de investimentos 2026 com pequenos ajustes para os perfis.

Em linhas gerais, o conservador segue sem alterações, investindo fortemente em pós-fixados, papéis que acompanham a variação do índice CDI e normalmente refletem a taxa básica de juros Selic. Ela, aliás, deve baixar em 2026, mas seguirá em dois dígitos até dezembro, segundo projeções do mercado.

No moderado, no agressivo e no superagressivo, o objetivo é aumentar a renda fixa pré-fixada e de inflação, dentre outros investimentos de característica volátil. Outra mudança para estes perfis está na estratégia de atuação em Bolsa. Ela combinará uma gestão passiva, que busca o retorno das ações do Ibovespa da forma como ele é composto, e uma gestão ativa, que tem por finalidade tentar um resultado melhor que o do índice, e que por isso não o segue em sua composição.

De olho em seu perfil

Rentabilidade passada não é garantia de resultados futuros. Por isso, evite basear sua escolha por um perfil de investimento nos resultados de curto prazo, principalmente se seu interesse envolve aplicações de alto risco. O mais indicado é você considerar seu perfil pessoal, a forma como deseja que seu patrimônio no plano cresça e se comporte. É recomendável também que você faça simulações aqui no site antes de tomar uma decisão.

Ver todas as notícias


Contato
Linha Ética
2026 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais