A Previc aprovou, no dia 26/11, as alterações propostas pela Funsejem aos planos Votorantim Prev e VCNE, que agora têm novos regulamentos. Conforme divulgado anteriormente, as mudanças incluem desde pequenas adequações redacionais e de processos, até novidades como a adesão automática ao plano Votorantim Prev.
Adesão automática
Sobre esta nova modalidade de inscrição, é importante relembrar que ela faz parte exclusivamente do regulamento do Votorantim Prev, já que o VCNE está fechado para novas adesões. E ela funcionará como uma previsão, para que apenas as empresas patrocinadoras interessadas a adotem. Isso significa que apesar da aprovação da modalidade no regulamento, ocorrida na semana passada, ela não entra em prática de imediato.
Outro ponto importante a reforçar é que a adesão automática, quando aplicada pelas empresas, abrangerá somente os novos empregados admitidos. Para aqueles que já estão nas empresas e não participam do plano Votorantim Prev, a entrada no plano continuará da forma atual, realizada pelo próprio empregado, no momento que desejar.
Cultura de poupança
A adesão automática é um mecanismo de entrada facilitada em planos de previdência, já praticada nos fundos de pensão do setor público aqui no Brasil há alguns anos, e na previdência complementar de outros países. Para as fundações do setor privado brasileiro, a modalidade foi regulamentada no ano passado (Res. nº 60, 27/02/24), com o objetivo de expandir a um maior número de pessoas os benefícios desta adesão, dentre os quais:
Alterações gerais
Além da adesão automática, as demais mudanças aprovadas nos regulamentos do Votorantim Prev e do VCNE voltam-se, em sua maioria, a ajustes redacionais, para maior clareza ao conteúdo de texto, adequação e simplificação de alguns processos. Confira a seguir.
Plano Votorantim Prev
Aposentadoria: a idade da aposentadoria normal pelo plano passa a ser 60 anos, e não mais 70 anos. Vale lembrar que o plano continua a oferecer a aposentadoria antecipada, com a qual é possível se aposentar a partir dos 53 anos.
Benefício por invalidez: terá direito a este benefício apenas o participante que comprovar o recebimento do benefício por invalidez do INSS.
Vínculo único ao plano: o ex-empregado que estiver participando do Votorantim Prev como autopatrocinado (ou seja, realizando aportes mensais) ou vinculado (que não realiza aportes mensais, só depósitos eventuais, se desejar), e que for (re)admitido por uma empresa patrocinadora da Funsejem, terá o vínculo unificado no plano, e ficará como participante ativo.
Plano VCNE
Aposentadoria: a idade da aposentadoria normal pelo plano passa a ser 60 anos, e não mais 70 anos. Vale lembrar que o plano continua a oferecer a aposentadoria antecipada, com a qual é possível se aposentar a partir dos 55 anos.
Benefício por invalidez: terá direito a este benefício apenas o participante que comprovar o recebimento do benefício por invalidez do INSS.
Indicação de beneficiários para renda vitalícia: aposentados com renda vitalícia que queiram incluir e/ou alterar os beneficiários deverão realizar o aporte do valor necessário para a cobertura ou recomposição da reserva matemática, ou optar pelo recálculo do benefício. Os novos valores serão calculados considerando as novas condições atuariais.
Regulamentos aqui
Para consultar a íntegra dos novos regulamentos do Votorantim Prev e VCNE, acesse os links disponíveis no menu Resolva Aqui deste site.