Quer uma dica de escolha inteligente neste fim de ano? Então escolha investir no seu futuro, com uma contribuição adicional ao seu plano de previdência corporativo com a Funsejem. Além de dar um upgrade no seu benefício, aumentando o saldo, você economiza em imposto de renda.
Tem mais. Você escolhe como e quando fazer, é só não perder os prazos daqui até o final de dezembro, confira a seguir.
Adicional com o 13º
Para investir parte do seu 13º salário no plano, você deve considerar a segunda parcela de pagamento desta renda, e se programar entre os dias 24 e 26/11. Como o 13º tem tributação exclusiva, o incentivo fiscal que diminui o imposto sobre esta renda especificamente você só terá se fizer a adicional via folha, no prazo citado.
Adicional no salário de dezembro
Aqui, o prazo é um pouco maior, vai até 15/12, isso, se você quiser a contribuição e o incentivo fiscal já na folha salarial. Caso você perca o prazo, ainda lhe resta a terceira forma de adicional, explicada abaixo.
Adicional por pix
Esta é a última opção para você aproveitar o incentivo fiscal, reduzindo seu imposto de renda. E o prazo é até 29/12. A dedução tributária não se dará no salário, por não ser uma contribuição em folha de pagamento, mas na declaração de IR de 2026 (referente a este ano) ela será considerada no momento dos cálculos de ajuste para restituição.
Como programar a adicional
No caso da contribuição via folha de pagamento, seja do 13º ou do salário de dezembro, você deve preencher o formulário da adicional (aqui), e encaminhá-lo na empresa, abrindo um chamado na intranet (Portal DHO/Service Now).
Agora, se a sua adicional for via pix ou transferência, o formulário preenchido deve ser enviado para a Funsejem (atendimento@funsejem.org.br), junto com o comprovante da transação. Os dados para a transação você também deve obter diretamente com a Funsejem.
Saiba mais sobre o incentivo fiscal
O incentivo fiscal na previdência complementar da Funsejem é concedido a quem se enquadra no modelo completo de declaração de imposto de renda e investe até 12% da sua renda no plano (no modelo simples de declaração, as deduções relativas à previdência privada fazem parte do desconto-padrão de 20%).
E como funciona? Simples, o valor investido no plano é deduzido da base de cálculo do seu imposto renda (até o limite de 12%). É por isso que você paga menos imposto.
No caso do 13º salário, o incentivo fiscal é exclusivo na fonte, por isso a contribuição precisa ser programada em folha.
Já os programas de participação em resultados - PPR não contam com incentivo fiscal na fonte. Mas contribuições com esta renda podem deduzir seu imposto na declaração de IR do ano seguinte, caso a somatória de todas as suas contribuições estejam no limite de 12%.