O mês de fevereiro foi de turbulência no mercado nacional e internacional. O dólar voltou a subir e superou a barreira de R$ 5,90. Um dos fatores externos para esse desfecho foi o desentendimento entre os presidentes dos Estados Unidos e da Ucrânia, em relação às negociações para o encerramento da guerra entre a Ucrânia e a Rússia.
O conflito internacional contribuiu para um aumento da aversão ao risco. Isso levou muitos investidores a optarem por mercados mais seguros, resultando em uma fuga de capitais de países emergentes, incluindo o Brasil.
Por aqui, houve tensão no mercado de ações. O principal índice da B3, o Ibovespa, reagiu negativamente aos resultados da Petrobras, uma das ações de maior peso no índice, que reportou um prejuízo inesperado no 4º trimestre de 2024.
O Ibovespa ainda refletiu outro ponto doméstico, que foi a nomeação de Gleisi Hoffmann, presidente do PT, para o cargo de ministra de Relações Institucionais. Essa escolha para coordenar a articulação política do governo foi recebida com preocupação por parte dos investidores, o que contribuiu para a queda da bolsa e a alta do dólar. Assim, o Ibovespa fechou o mês com recuo de -2,64%.
Nesse contexto, os títulos públicos de inflação de longo prazo fecharam em 0,41% (IMA-B5+). O retorno dos papéis pré-fixados e pós-fixados encerraram com 0,61% (IRF-M) e 0,99% (IMA-S), respectivamente. No geral, a cesta de títulos públicos representada pelo índice IMA Geral rendeu 0,79%.
Desempenho dos perfis de investimento
Os perfis de investimento agressivo e superagressivo sentiram a queda da Bolsa e fecharam no vermelho. O conservador rendeu de forma bem próxima ao CDI. O índice, que acompanha a variação da taxa de juros Selic, fechou o mês em 0,99%. Quanto ao moderado, foi um pouco afetado pela baixa na renda variável, sendo, em contrapartida, beneficiado pelas aplicações de renda fixa, em especial a de menor risco, como os papéis pós-fixados.
Para conferir os resultados de cada perfil, clique abaixo sobre o plano que deseja consultar.
Rentabilidade dos perfis Votorantim Prev
Rentabilidade dos perfis VCNE
Atenção ao perfil
Sua escolha não deve se basear em resultados pontuais, mas em uma análise de objetivos futuros, simulações e informações à disposição. Simule seu perfil de investidor aqui no site da Funsejem.