Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Declaração de IR 2025
26/02/2025

Em 2025, a declaração de imposto de renda acontece no período de 17 de março a 30 de maio, com liberação da declaração pré-preenchida em 1º de abril. Você que investiu e/ou recebeu recursos do plano de previdência da Funsejem em 2024 precisa conferir o que informar.

Participantes ativos

1) O que declarar

Todas as contribuições descontadas da sua folha de pagamento em 2024, mais as que você depositou diretamente na Funsejem (adicionais) neste período, se o caso.

2) Onde encontrar as informações

Basta consultar o informe de rendimentos entregue pela sua empresa.

No caso das contribuições feitas diretamente à Funsejem, utilize o valor indicado na sua página individual do site (aqui), no menu Contribuições para fins de IR.

Participantes autopatrocinados e vinculados (BPDs)

1) O que declarar

Todas as contribuições mensais, adicionais ou aportes eventuais (caso dos vinculados) realizados em 2024, independentemente da forma de pagamento (boleto, débito etc.).

2) Onde encontrar as informações

Na sua página individual do site (aqui), no extrato de contribuições de 2024, menu Saldo, aba participante, ou no menu Contribuições para fins de IR.

Participantes aposentados, pensionistas e desligados

1) O que declarar

O valor total da aposentadoria, pensão ou resgate recebido pelo plano em 2024, e o imposto de renda retido.

2) Onde encontrar as informações

No informe de rendimentos que a Funsejem disponibilizou em sua página individual no site (aqui). Este informe também foi encaminhado para seu email de cadastro.

Saiba +

Portabilidade: se em 2024 você portou para o plano da Funsejem recursos de outro plano, desconsidere o montante trazido do total de contribuições a declarar, pois ele não é um aporte novo, apenas uma transferência de contribuições já realizadas e declaradas por você em anos anteriores.

Regime tributário: na tributação progressiva, os valores de quem recebeu benefício ou resgate da Funsejem, e o respectivo imposto retido, entram no cálculo de ajuste que determina restituição e/ou IR a pagar. Na tributação regressiva, o imposto pago é exclusivo na fonte, não cabendo ajuste na declaração.

Dados da Funsejem: na declaração de imposto de renda, os dados cadastrais da Fundação a inserir são a razão social, Fundação Sen. José Ermírio de Moraes, e o CNPJ: 74.060.534/0001-40.

Ainda precisando de ajuda? Então contate-nos aqui.

 

Matéria atualizada em 12/03/25

Ver todas as notícias


2025 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais