Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Janeiro deu Bolsa
06/02/2025

A Bolsa brasileira foi destaque do mercado financeiro no mês de janeiro, impactando positivamente os perfis de investimento da Funsejem que tem aplicações em bolsa de valores. Com rendimento de 4,86%, o principal índice da B3, o Ibovespa, registrou a primeira alta mensal desde agosto do ano passado, quando rendeu 0,77%.

Esse resultado sugere uma tendência de compras por parte dos investidores deste segmento, considerando que o preço descontado dos ativos de renda variável estimula as alocações neste segmento, mesmo considerando o risco e o cenário de incertezas macroeconômicas.

A moeda norte-americana apresentou uma queda de 5,54%, fechando o mês a R$ 5,83, a maior queda mensal desde junho de 2023, quando recuou 5,60%. Um dos fatores para esta queda está relacionado à incerteza sobre a trajetória política nos Estados Unidos, o que gera volatilidade no câmbio.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, deu continuidade ao ciclo de alta da taxa básica de juros Selic, em 1 ponto percentual, de 12,25% para 13,25% ao ano. Em seu comunicado, o Copom reiterou a materialização dos cenários de risco trazidos em reuniões anteriores, e que a alta foi motivada pelo dinamismo da atividade econômica e pelas projeções futuras de inflação influenciadas por aspectos domésticos e externos.

O aumento da taxa Selic, por sua vez, contribuiu para a alta da remuneração dos investimentos de renda fixa pós-fixada (Tesouro Selic e indexados ao CDI). Nesse contexto, os títulos públicos de inflação de longo prazo fecharam em 0,43% (IMA-B5+). O retorno dos papéis pré-fixados e pós-fixados encerraram com 2,58% (IRF-M) e 1,10% (IMA-S), respectivamente. No geral, a cesta de títulos públicos representada pelo índice IMA Geral rendeu 1,40%.

Desempenho dos perfis de investimento

Os perfis de investimentos mais agressivos foram beneficiados pelo bom desempenho da Bolsa. Quanto ao conservador, variou de forma próxima ao CDI, índice que lhe serve de referência e que acompanha a variação da taxa de juros Selic. Para conferir os resultados de cada perfil, clique abaixo sobre o plano que deseja consultar.

Rentabilidade dos perfis Votorantim Prev
Rentabilidade dos perfis VCNE

Fique atento

Considere sempre o grau de risco que deseja para seus investimentos, evitando mudanças constantes, pois isso pode lhe ocasionar perdas patrimoniais.

Sua escolha não deve se basear em resultados pontuais, mas em uma análise de objetivos futuros, simulações e informações à disposição. Simule seu perfil de investidor aqui no site.

Ver todas as notícias


2025 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais