O mês de dezembro é um pouco mais curto, em virtude dos feriados de Natal e Ano Novo. A Funsejem, assim, altera algumas datas para as solicitações e/ou concessões de resgates, benefícios e empréstimos. Veja a seguir.
Empréstimo
Em dezembro, o último crédito de empréstimo acontecerá em 19/12, relativo aos pedidos da semana anterior.
As concessões voltam apenas no dia 09/01, para atender às solicitações enviadas à Funsejem até 03/01.
Daí por diante, os prazos seguem o habitual, que é o de conceder o empréstimo sempre na quinta-feira da semana seguinte àquela em que o pedido foi feito (com documentação completa).
Resgates
Os participantes desligados das empresas, com interesse no resgate de valores do plano, têm até 10/12 para enviar o formulário de solicitação e documentação necessária, e assim receber o resgate ainda neste ano, dia 27/12.
O formulário está disponível aqui. Ele pode ser preenchido no computador, assinado e então encaminhado para atendimento@funsejem.org.br. A documentação, que faz parte do processo de solicitação, é informada no próprio formulário.
Em janeiro, os prazos voltam ao habitual, ou seja, solicitações feitas até o dia 15 são pagas dentro do mesmo mês, no último dia útil.
Autopatrocínio e benefício proporcional diferido
Para aqueles participantes desligados que não querem receber seus recursos, mas sim permanecer no plano, os prazos são os mesmos do resgate. Desta forma, os que enviarem formulário e documentação até 10/12, passarão, já em 27/12, à condição de autopatrocinado ou vinculado pelo plano.
Autopatrocinado é aquele que opta por permanecer no plano, fazendo contribuições mensais. E vinculado é o participante que fica no plano, mas sem fazer contribuições mensais, apenas aportes esporádicos se e quando desejar.
Aposentadorias
Para os pedidos de aposentadoria, nada muda, eles podem ser feitos ao longo de todo o mês, pois a concessão ocorrerá apenas em janeiro, no último dia útil.
Portabilidade
Trata-se da transferência do saldo do plano para um outro plano de livre escolha do participante. Este processo tem prazos específicos determinados pela legislação. Em caso de solicitação, peça orientações ao Atendimento Funsejem: atendimento@funsejem.org.br.