Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Bolsa em mais uma queda

Em outubro, o Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores B3, chegou ao sexto mês de queda no ano. Os principais motivos do baixo desempenho da Bolsa brasileira foram a falta de confiança de que haverá um cenário fiscal saudável de agora em diante, as incertezas externas como a forte instabilidade do mercado de commodities, e as eleições indefinidas nos Estados Unidos. Juntos, esses fatores levaram o real a se desvalorizar, e o dólar a disparar em 6%. A moeda americana fechou cotada a R$ 5,78.

Nesse contexto, o sentimento de aversão ao risco predominou. O Ibovespa teve queda de -1,60%, e fechou o acumulado do ano em -3,35%. O mesmo aconteceu com o IBrX, referência para as aplicações em renda variável dos perfis agressivos da Funsejem. O índice de ações variou -1,53% em outubro, acumulando -2,74% no ano.

As estimativas para as taxas de inflação e juros futuros pioraram, o que pode provocar um aumento de volatilidade nos ativos de risco como ações, fundos imobiliários, bem como nos preços dos títulos de renda fixa pré-fixados e indexados à inflação.

Assim, os títulos públicos de inflação de longo prazo fecharam em -1,66% (IMA-B5+). O retorno dos papéis pré-fixados e pós-fixados encerraram com 0,21% (IRF-M) e 0,98% (IMA-S), respectivamente. No geral, a cesta de títulos públicos representada pelo índice IMA Geral rendeu 0,38%.

Desempenho dos perfis de investimento

Os perfis de investimentos mais agressivos foram afetados pelo baixo desempenho da Bolsa e papéis de longo prazo indexados à inflação. Quanto ao perfil conservador, variou próximo ao CDI, seu índice de referência. Para conferir os resultados de cada perfil, clique abaixo sobre o plano que deseja consultar.

Rentabilidade dos perfis Votorantim Prev
Rentabilidade dos perfis VCNE

Atenção ao perfil

O que determina a escolha de um perfil é sobretudo a disposição que você tem a assumir risco, além da sua tolerância à oscilação que ele causa no desempenho de curto prazo, proporcionando resultados inclusive negativos em alguns momentos. É recomendável que você acompanhe nossos resultados e análises e considere seus objetivos com o plano. Incentivamos, ainda, o simulador de perfil de investidor aqui no site.

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais