A Bolsa brasileira foi o grande destaque do mercado financeiro no mês de agosto, impactando positivamente os perfis de investimento da Funsejem. Com rendimento de 6,54%, o principal índice da B3, o Ibovespa, registrou o melhor desempenho mensal de 2024, e fechou o acumulado do ano em 1,35%.
O mesmo aconteceu com o IBrX, referência para as aplicações em renda variável dos perfis agressivos da Funsejem. O índice de ações variou 6,60% em agosto, acumulando 1,79% no ano.
Esse resultado foi impulsionado principalmente pela perspectiva de cortes de juros pelo FED, banco central dos Estados Unidos. Essa expectativa trouxe capital estrangeiro para os mercados emergentes, como o Brasil, dando suporte à alta do Ibovespa.
No Brasil, em contrapartida, o início do corte nos juros se deu bem antes do FED começar a discutir o afrouxamento americano. Mas as reduções por aqui foram interrompidas em junho. Agora, a previsão é que o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, volte a apertar a taxa básica de juros Selic em setembro. A perspectiva de elevação da Selic é baseada no cenário inflacionário e nas incertezas sobre o quadro fiscal brasileiro.
Nesse cenário, os títulos públicos de inflação de longo prazo fecharam em 0,77% (IMA-B5+). O retorno dos papéis pré e pós-fixados encerraram com 0,66% (IRF-M) e 0,90% (IMA-S), respectivamente. No geral, a cesta de títulos públicos representada pelo índice IMA Geral rendeu 0,79%.
Desempenho dos perfis de investimento
Os perfis de investimentos moderado, agressivo e superagressivo, que destinam parte de seus recursos a ativos ligados a bolsa de valores, foram beneficiados pelo bom desempenho que este segmento obteve no mês. Quanto ao perfil conservador, variou bem próximo ao CDI, seu índice de referência. Para conferir os resultados de cada perfil, clique abaixo sobre o plano que deseja consultar.
Rentabilidade dos perfis Votorantim Prev
Rentabilidade dos perfis VCNE
Atenção ao perfil
Sua escolha de perfil de investimento não deve se basear em resultados pontuais, mas em uma análise de objetivos futuros, simulações e informações à disposição.
Simule seu perfil de investidor aqui no site, na página de Educação Financeira.