Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Julho: Bolsa em alta
06/08/2024

Em julho, o mercado financeiro apresentou uma recuperação tanto local quanto global, o que possibilitou um alívio nos juros futuros brasileiros e uma certa retomada do apetite por risco. Isso favoreceu um início de recuperação dos títulos públicos pré-fixados e indexados à inflação, que tendem a se valorizar quando os juros futuros caem.

Assim, os títulos públicos de inflação de longo prazo fecharam em 3,24% (IMA-B5+). O retorno dos papéis pré e pós-fixados encerraram com 1,34% (IRF-M) e 0,94% (IMA-S), respectivamente. No geral, a cesta de títulos públicos representada pelo índice IMA Geral rendeu 1,36%.

O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa B3, também fechou com performance positiva, apoiado principalmente nas compras de investidores estrangeiros em meio a este movimento sobre as expectativas relacionadas ao FED, banco central americano. Em julho, ele manteve a taxa de juros inalterada, como já era esperado. Porém, dados econômicos, bem como as falas do presidente do FED, passaram a apontar na direção de que o alívio monetário está próximo.

No cenário interno, o que contribuiu para esta melhora foi a manifestação de compromisso com o cumprimento do arcabouço fiscal por parte do governo. Os temores em relação ao fiscal têm sido o principal depreciador dos ativos de risco neste ano. Nesse contexto, o Ibovespa fechou o mês em alta de 3,02%, e acumula baixa de -4,87% em 2024.

Por outro lado, o real permaneceu pressionado pelo déficit superior ao esperado em junho. A moeda americana avançou frente ao real, fechando a R$ 5,66. O ouro prosseguiu seu movimento de valorização no ano.

Ainda no Brasil, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, manteve em julho a taxa básica de juros Selic em 10,5% ao ano. A decisão já era amplamente esperada em meio ao crescimento das projeções para a inflação e às preocupações constantes com o cenário fiscal.

Desempenho dos perfis de investimento

Os perfis de investimentos mais agressivos - moderado, agressivo e superagressivo - foram beneficiados pelo bom desempenho que as aplicações mais arriscadas apresentaram no mês. Quanto ao perfil conservador, variou bem próximo ao CDI, seu índice de referência. Para conferir os resultados de cada perfil, clique abaixo sobre o plano que deseja consultar.

Rentabilidade dos perfis Votorantim Prev
Rentabilidade dos perfis VCNE

Atenção ao perfil

Sua escolha de perfil de investimento não deve se basear em resultados pontuais, mas em uma análise de objetivos futuros, simulações e informações à disposição.

Simule seu perfil de investidor aqui no site, na página de Educação Financeira.

Ver todas as notícias


2025 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais