Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Março: Bolsa cai

A Bolsa brasileira terminou o 1º trimestre de 2024 com desempenho negativo. Janeiro foi o mês de maior perda, com -4,79%, impactando os perfis de investimento da Funsejem. Em fevereiro, o principal índice da B3, o Ibovespa, aliviou um pouco essa queda, quando rendeu 0,99%. Contudo, o mês de março foi de baixa novamente, com -0,71%, o que contribuiu para que o Ibovespa fechasse o 1º trimestre no vermelho, em -4,53%.

O resultado de março foi impulsionado por fatores domésticos e externos. O FED, banco central americano, ainda mantém um tom cauteloso, e sinalizou que irá começar a reduzir as taxas de juros mais tarde que o previsto.

Taxas altas de juros em economias avançadas estimulam a fuga de capitais de países emergentes, como o Brasil. Com a migração de recursos para os títulos do Tesouro norte-americano, considerados os investimentos mais seguros do mundo, o dólar seguiu forte frente à maioria das moedas do mundo. Nesse contexto, em março, a moeda americana fechou com uma alta de 0,86%.

No cenário doméstico, sinalizações dadas pelo governo geraram incertezas entre os investidores. Em março, as ações da Petrobras e da Vale, que têm o maior peso no Ibovespa, sofreram por ruídos de ordem política. Além disso, os riscos do lado fiscal seguem no radar.

Dentre os investimentos de renda fixa, os títulos públicos de inflação de longo prazo fecharam em queda de -0,55% (IMA-B5+). O retorno dos papéis pré e pós-fixados encerraram com 0,54% (IRF-M) e 0,86% (IMA-S), respectivamente. No geral, a cesta de títulos públicos representada pelo índice IMA Geral rendeu 0,52%.

Desempenho dos perfis de investimento

Os fundos agressivos da Funsejem tiveram desempenho superior em relação ao Ibovespa, refletindo positivamente no valor das cotas dos perfis de maior risco. Já o perfil conservador, que diversifica os investimentos em títulos de renda fixa públicos e privados, com maior exposição a papéis pós-fixados, obteve rendimento próximo à variação do CDI, índice de referência das aplicações de menor risco.

Confira a rentabilidade de cada um dos perfis de investimento, clicando sobre o seu plano de previdência logo abaixo.

  • Rentabilidade Perfis VCNE

Simulador perfil de investidor

Sua escolha por um perfil de investimento não deve se basear em resultados passados, mas em uma análise pessoal, de seus objetivos futuros e nas ferramentas de simulações e informações à disposição. Saiba mais sobre as características dos perfis aqui, e simule seu perfil de investidor na área de Educação Financeira aqui do site da Funsejem.

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais