Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Perfis: -2,83% a 1,09%

O mês de agosto foi de volatidade nas bolsas globais. Nos Estados Unidos, os mercados fecharam com cautela à medida que eram processados dados de inflação, atividade econômica, renda pessoal e emprego do país. Na Europa, as bolsas encerraram mistas após a divulgação da ata do Banco Central Europeu, que reforçou as perspectivas de mais altas de juros pela frente. Na Ásia, a bolsa chinesa fechou em queda, frente ao desempenho abaixo do esperado.

No Brasil, os investidores ficaram apreensivos com o déficit primário das contas públicas de R$ 35,9 bilhões, em julho. A atenção ainda se voltou para a apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024, que tem como objetivo estabelecer um déficit zero no próximo ano. Essas questões geraram incertezas entre os analistas e investidores em relação às perspectivas econômicas.

Nesse contexto, a Bolsa de Valores B3 teve forte queda. O Ibovespa, principal índice de ações fechou no vermelho em -5,09%, contrastando com o acumulado do ano de 5,47%.

O dólar, influenciado por um ambiente incerto nos mercados atingiu R$ 4,95, registrando alta de 4,68% frente ao real. O principal fator foi a insegurança fiscal no país, que continuou a exercer pressão sobre a taxa de câmbio.

Dentre os investimentos de renda fixa, os títulos públicos de inflação de longo prazo fecharam em queda de -1,27% (IMA-B5+). O retorno dos papéis pré e pós-fixados encerraram com 0,76% (IRF-M) e 1,18% (IMA-S), respectivamente. No geral, a cesta de títulos públicos representada pelo índice IMA Geral rendeu 0,63%.

Perfis de investimento Funsejem

Nesse cenário, os perfis de investimentos mais agressivos da Funsejem fecharam agosto assim: 0,21% no perfil moderado, -1,19% no agressivo e -2,83% no superagressivo. O perfil conservador, que diversifica os investimentos em títulos de renda fixa públicos e privados, com maior exposição a papéis pós-fixados, rendeu 1,09%. O CDI, índice que é referência de retorno para o conservador, variou 1,14% no mês.

Fique atento ao perfil

Sua escolha de perfil de investimento não deve se basear em resultados pontuais, mas em uma análise de objetivos futuros, simulações e informações à disposição. Simule seu perfil de investidor no menu de Educação Financeira aqui do site.

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais