Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Declaração de IR 2023

Conteúdo atualizado em 07/03/22

A declaração de imposto de renda que normalmente ocorria logo no início de março, seguindo até o final de abril, tem um prazo diferente a partir deste ano: 15 de março a 31 de maio. O objetivo, segundo a Receita Federal, é permitir que desde o começo do prazo de entrega, todos os contribuintes possam usufruir da declaração pré-preenchida.

O período da declaração é longo, mas quanto antes você se organizar, melhor. Confira então o que é preciso providenciar em relação ao seu plano de previdência corporativo na Funsejem.

Participantes ativos

1) O que declarar

Todas as contribuições descontadas da folha de pagamento, mais as que foram depositadas diretamente na Funsejem (adicionais), se tiver sido o caso.

2) Onde encontrar as informações

Para obter o total de contribuições descontadas da folha, consulte o informe de rendimentos entregue pela sua empresa.
No caso das contribuições realizadas fora da folha, utilize o valor indicado na sua página individual do site (aqui), no menu Contribuições para fins de IR. Este conteúdo substitui o extrato que a Funsejem enviava em formato impresso.

Participantes autopatrocinados e vinculados (BPDs)

1) O que declarar

Todas as contribuições mensais, adicionais ou aportes eventuais (caso dos vinculados) realizados no ano, independentemente da forma de pagamento (boleto, débito etc.).

2) Onde encontrar as informações

Na sua página individual do site (aqui), no menu Contribuições para fins de IR. Este conteúdo substitui o extrato que a Funsejem enviava em formato impresso.

Participantes aposentados, pensionistas e desligados

1) O que declarar

O valor total da aposentadoria ou pensão ou resgate recebido pelo plano em 2022, e o imposto retido.

2) Onde encontrar as informações

No informe de rendimentos que a Funsejem disponibilizou em sua página individual no site (aqui). Este informe também foi encaminhado para seu email de cadastro.

Saiba +

Tem outras dúvidas ou informações a inserir em sua declaração? Então veja o conteúdo a seguir.

Portabilidade: atenção. Se você portou para o plano da Funsejem recursos de outro plano, em algum mês de 2022, desconsidere o montante trazido do total de contribuições a declarar, pois ele não é um aporte novo, apenas uma transferência de contribuições já realizadas e declaradas por você em anos anteriores.

Regime tributário: lembre-se de que na tributação progressiva, os valores de quem recebeu benefício ou resgate da Fundação, e o respectivo imposto, entram no cálculo de ajuste que determina restituição e/ou IR a pagar. Na tributação regressiva, o imposto pago não entra neste cálculo, tendo caráter meramente informativo.

Dados da Funsejem: na declaração de imposto de renda, os dados cadastrais da Fundação a inserir são a razão social, Fundação Sen. José Ermírio de Moraes, e o CNPJ: 74.060.534/0001-40.

Ainda precisando de ajuda? Então contate-nos aqui.

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais