Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Adicional com PPR

Em fevereiro, tem pagamento do Programa de Participação nos Resultados - PPR e também do de Renda Variável - RV, ótimas oportunidades para você aumentar o saldo no plano de previdência com a Funsejem, e reduzir o imposto de renda de 2023.

Como funciona

Você escolhe a forma de fazer esta adicional – por desconto em folha ou por depósito – e o valor aportado ao plano entra na somatória das contribuições do ano, sendo considerado para efeito de incentivo fiscal, se estiver dentro do limite de 12% de sua renda bruta anual tributável (leia mais sobre o incentivo abaixo).

Até quando fazer

1) Adicional em folha: você deve programá-la até a semana de 23/01 (confirme nos canais de DHO/Gente da sua empresa).

2) Adicional por depósito: por ser uma transferência, desassociada da folha de pagamento e seus prazos, pode ser feita a qualquer momento, na data de recebimento dos recursos ou depois.

Em ambos os casos, é preciso preencher o formulário da adicional (aqui), e encaminhá-lo à empresa, se a contribuição for por desconto em folha, ou à Funsejem, se for por depósito. Neste caso, utilize para o envio o email atendimento@funsejem.org.br.

Nota: diferentemente do que ocorre com a contribuição básica que você faz todo mês, a adicional por desconto em folha de PPR ou de RV não reduz o imposto de renda na fonte, pois estes rendimentos não admitem dedução relativa à contribuição a plano de previdência privada. O incentivo fiscal, neste caso, é calculado como o incentivo das contribuições por depósito, ou seja, na declaração de ajuste anual do ano seguinte.

Por dentro do incentivo fiscal

Em planos de previdência como o da Funsejem, o participante que se enquadra no modelo completo de declaração de imposto de renda deduz, da base de cálculo do seu IR, o valor que investiu no plano (limitado a 12% da renda). Desta forma, o participante paga menos imposto.

Simulação de incentivo fiscal

No menu de Educação Financeira aqui do site, há simuladores, dentre os quais, o de incentivo fiscal. A ferramenta lhe dá uma ideia sobre o imposto de renda que é possível economizar quando você investe no seu plano de aposentadoria com a Funsejem, e ainda quanto você deveria depositar para aproveitar ao máximo o incentivo no limite dos 12%.

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais