Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Bolsa fecha 2022 em queda

Os principais índices da bolsa brasileira B3 repetiram o desempenho negativo de novembro e fecharam o último mês do ano em baixa. A maior volatilidade foi observada na primeira quinzena de dezembro. Na segunda, houve boa recuperação, mas não o suficiente para reverter a queda inicial. Os resultados, assim, ficaram em -2,45% no Ibovespa, e -2,63% no IBrX, referência de ganho na carteira de renda variável dos perfis mais agressivos da Funsejem.

No acumulado de 2022, porém, o mercado acionário brasileiro encerrou de forma positiva, com 4,69% no Ibovespa, bem diferente dos -11,93% do ano anterior. A B3 também se superou em relação às bolsas internacionais. Na Europa, o último pregão foi de queda, com fortes perdas no ano, em especial na Alemanha e na Itália.

O mercado norte-americano não ficou atrás. As bolsas de Nova York fecharam dezembro em baixa, acumulando perdas acentuadas, acima de 19% no caso do índice S&P 500. Segundo analistas, a disparada da inflação e o consequente aumento dos juros, como tentativa de contê-la, estão entre as dificuldades dos mercados acionários mundo afora no ano que se encerrou.

No médio prazo, em âmbito interno, ainda serão motivos de preocupação as discussões fiscais, a tração da economia e o crescimento do PIB. Já o olhar externo recai, dentre outros fatores, sobre a reabertura da China, anunciada em dezembro. O país causa receios sobre o aumento de casos de covid-19, que pode segurar a intenção e a capacidade do país em normalizar suas atividades industriais e atender à demanda global.

Perfis de investimentos Funsejem

Em dezembro, os títulos de inflação de longo prazo, presentes nos portfólios dos perfis de maior risco da Funsejem, variaram -1,19% (IMAB5+). Estes papéis são sensíveis às mudanças de taxas, e também à expectativa do mercado referente aos juros futuros, que subiram, contribuindo com este desempenho negativo.

Os pós-fixados, preponderantes no perfil conservador, são de menor risco, e influenciados pela taxa básica de juros da economia, a Selic (hoje em 13,75% a.a.). Em dezembro, eles renderam 1,11% (IMA-S). Por fim, os pré-fixados fecharam o mês com 1,48% (IRFM).

Com base no cenário acima, os perfis do seu plano de aposentadoria tiveram os seguintes resultados em dezembro: 1,11% no conservador, 0,57% no moderado, -0,44% no agressivo e -1,56% no superagressivo. Quanto aos resultados acumulados do ano, eles foram de 12,30%, 10,06%, 5,44% e 1,00%, respectivamente. Considerando a inflação oficial (IPCA), que foi de 5,79%, os perfis que tiveram ganho real foram o conservador e o moderado.

De olho no seu perfil

Evite trocas constantes de perfil. Os resultados mensais que envolvem ativos de maior risco mudam muito, pois refletem os preços do momento, no jargão financeiro, “marcação a mercado”.

Acompanhar o desempenho do seu perfil é fundamental, mas a atenção maior deve se basear no seu perfil pessoal de investidor, e nos objetivos, características e rentabilidade das carteiras no longo prazo. Sair e entrar em um novo perfil frequentemente, no curto prazo, pode provocar perdas pontuais e interromper possíveis recuperações.

Informe-se sobre os perfis aqui. Caso identifique que sua opção atual não está adequada, use o simulador presente na mesma página e tome sua decisão visando sempre o longo prazo.

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais