O fim de ano já está batendo à porta, e com ele vai terminando seu prazo para investir um pouco mais no plano de aposentadoria corporativo da Funsejem, com uma contribuição adicional. Lembre-se, ela tem dupla vantagem: aumentar a reserva patrimonial e ao mesmo tempo diminuir o imposto de renda de 2022, por conta do incentivo fiscal da previdência. Veja como ele funciona e como é fácil fazer esse investimento extra.
Contribuição adicional por desconto em folha
Para programar seu aporte extra na folha de pagamento, preencha o formulário disponível aqui e entregue-o nos canais de DHO/Gente da sua empresa, respeitando os prazos a seguir.
Até 18/11: para programar uma adicional sobre o 13º salário.
Até 16/12: para programar uma adicional sobre o salário de dezembro.
Contribuição adicional por depósito
Neste caso, a programação envolve a Funsejem. Entre em contato com a entidade, aqui, para obter os dados bancários. Depois de realizar a adicional, encaminhe o formulário e o comprovante da transferência para a Fundação. Esta contribuição também tem prazo.
Até 29/12: para a contribuição adicional estar já na conta corrente da Funsejem.
Incentivo fiscal
Quem preenche o modelo completo de declaração de imposto de renda e investe em um plano de aposentadoria como o da Funsejem pode deduzir, da base de cálculo do IR, o montante que foi aplicado, até o limite de 12% da renda bruta anual tributável do participante.
Desta forma, quem contribui para o plano com 6% do salário ao longo do ano, por exemplo, ainda tem margem para economizar em imposto. Basta fazer uma ou mais contribuições extraordinárias até dezembro.
Nota: as deduções relativas à previdência privada de quem preenche o modelo simples de declaração de IR fazem parte do desconto-padrão de 20%.
Simulador de incentivo fiscal
Aqui no site, na página de Educação Financeira, há um simulador que estima o quanto é possível economizar em imposto de renda ao investir no plano. Se você tem condições de aproveitar o incentivo, faça suas contas e invista!