Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Julho: alta nos perfis

No mês de julho, o mercado financeiro brasileiro fechou em alta, acompanhando a valorização das commodities, e alguns fatores externos favoráveis. Dentre eles, está a perspectiva de que o FED, Banco Central dos Estados Unidos, deve ser menos agressivo nas próximas reuniões de política monetária, que definem a taxa de juros. O país elevou recentemente esta taxa para segurar a inflação, mas a medida embute risco de recessão, com reflexos na economia mundial.

Diante deste respiro no aumento da taxa norte-americana, o mercado financeiro nos Estados Unidos subiu. Por aqui, o Ibovespa, principal índice de ações da nossa Bolsa de Valores B3, seguiu a tendência de alta. Além disso, o índice foi muito impulsionado pelas ações da Petrobrás, que se valorizaram após o anúncio de dividendos acima do esperado.

O Ibovespa, então, fechou o mês em 4,69%, mas ainda está negativo no acumulado do ano: -1,58%. O mesmo aconteceu com o IBrX, referência para as aplicações em renda variável dos perfis agressivos da Funsejem. O índice variou 4,40%, acumulando -1,57% no ano.

No segmento de renda fixa, os papéis que mais oscilaram foram os de longo prazo, mais sensíveis a expectativas do mercado. Dentre eles, estão os títulos públicos atrelados à inflação com vencimento superior a 5 anos (IMA-B5+), que fecharam em -1,84%. O retorno dos papéis pré-fixados ficou em 1,15% (IRF-M). A renda fixa pós-fixada, que é a mais conservadora, de menor risco, rendeu 1,04% (IMA-S). Essa renda fixa está atrelada à taxa básica de juros Selic e ao CDI, que variou 1,03% no período.

Perfis de investimentos Funsejem

Os perfis de investimentos mais agressivos da Funsejem fecharam julho assim: 1,37% no perfil moderado, 2,24% no agressivo e 3,28% no superagressivo.

O perfil conservador, que diversifica os investimentos em títulos de renda fixa públicos e privados, com maior exposição a papéis pós-fixados, rendeu 0,95%.

Atenção à escolha de perfil

Considere sempre o grau de risco que deseja para seus investimentos, evitando mudanças constantes, pois isso pode lhe ocasionar perdas patrimoniais.

Simule seu perfil de investidor na página de Educação Financeira aqui do site da Funsejem. Sua escolha não deve se basear em resultados pontuais, mas em uma análise de objetivos futuros, simulações e informações à disposição.

Ver todas as notícias


2023 – Votorantim – Todos os direitos reservados.