Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Declaração de IR 2022

A declaração de imposto de renda neste ano vai de 7 de março a 31 de maio, com entrega obrigatória a quem teve rendimento acima de R$ 28,559 mil em 2021, de acordo com a Receita Federal (aqui). Veja como reunir os dados do seu plano de previdência e o que declarar.

Ativos, autopatrocinados e vinculados

1) O que declarar: o total de contribuições que você aportou no plano em 2021. Contribuições da empresa não podem ser informadas. Também não é necessário informar o saldo do plano.

2) Onde obter as contribuições: a forma mais prática é acessar sua conta individual com login e senha que você cadastra ou recupera no próprio site (aqui). Assim que entrar em sua conta, siga os passos abaixo.

  • Acesse o link Saldo
  • Selecione o ano de 2021
  • Clique sobre o link Participante, que fica logo acima do campo de seleção do ano. Este link irá filtrar só as suas informações (não utilize o link Acumulado, nem Patrocinador).
  • Por fim, consulte o valor total apresentado ao final da coluna Movimento. Importante: se você portou para a Funsejem recursos de outro plano, em algum mês de 2021, desconsidere o montante trazido do total de contribuições a declarar, pois ele não é um aporte novo, apenas uma transferência de contribuições já realizadas e declaradas em anos anteriores.

Além do site, participantes que contribuíram por desconto em folha (ativos) podem consultar o total investido por meio do informe de rendimentos disponibilizado pela empresa. Quanto às contribuições por depósito, a Funsejem já enviou um extrato à residência dos que as realizaram (ativos, autopatrocinados e vinculados).

Aposentados, pensionistas e desligados

1) O que declarar: o valor total que lhe foi pago pela Funsejem em forma de benefício ou resgate em 2021, além do imposto retido. Lembre-se de que no regime tributário progressivo, os valores que recebeu da Fundação e o respectivo imposto entram no cálculo de ajuste que determina restituição e/ou IR a pagar; no regime regressivo, não.

2) Onde obter as informações: a Funsejem vai disponibilizar o informe de rendimentos 2021, até 28/02, de duas maneiras.

  • Por email: o envio será feito ao endereço eletrônico que o participante tem cadastrado na Fundação (é recomendável consultar a caixa de spam e manter seus dados de contato atualizados no portal).
  • Pelo site: o informe será disponibilizado na página individual do participante, acessada com login e senha, que podem ser criados ou recuperados no próprio site (aqui).

Se mesmo após a disponibilização do informe até o dia 28/02 você tiver alguma dificuldade em obtê-lo, solicite uma 2ª via aqui.

Dados da Funsejem

Os dados cadastrais da Fundação a inserir em na declaração de imposto de renda são:

Razão social: Fundação Sen. José Ermírio de Moraes

CNPJ: 74.060.534/0001-40

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais