Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
Adicional com PPR

Em fevereiro, empresas patrocinadoras da Funsejem com Programa de Participação de Resultados - PPR, ou Renda Variável - RV pagam estes rendimentos aos empregados. A ocasião torna-se uma oportunidade para muitos participantes aumentarem o saldo no plano de previdência corporativo.

Como fazer

1. Desconto em folha: é a forma mais prática. O participante informa um porcentual livre no formulário de adicional e o encaminha aos canais ou áreas (DHO/Gente) responsáveis pela programação do desconto na folha de pagamento de PPR. Atenção, esta adicional em folha deve ser solicitada no período de 28/01 a 03/02.

2. Depósito: neste caso, o participante informa um valor livre em reais no formulário de adicional e o encaminha à Fundação com cópia do comprovante do depósito. Antes, é preciso contatar a Funsejem e obter os dados bancários à transação. Para esta adicional, o prazo é livre. Se depositada até o último dia útil de qualquer mês, a adicional entra na conta do participante já no mês seguinte, ficando disponível para consulta no site no mês subsequente.

Incentivo fiscal

A adicional por desconto em folha de PPR não reduz o imposto na fonte desta renda. Isso acontece, pois PPR tem tributação exclusiva. No entanto, a adicional feita com recursos de PPR entra na somatória de contribuições ao plano, calculada na declaração de ajuste anual de IR do ano seguinte (2023), podendo reduzir o imposto, se estiver, junto com as demais contribuições, dentro do limite da dedução fiscal. O limite em questão é de 12% da renda anual do participante.

Lembrete: o incentivo fiscal que reduz o imposto de renda em planos de previdência como o da Funsejem se aplica a participantes que se enquadram no modelo completo de declaração de ajuste anual.

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais