Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Notícias
2021 de mercado turbulento

Pandemia da covid-19, risco fiscal, alta da taxa básica de juros Selic, pressão inflacionária, alta do dólar, preocupações no campo político, entre outras incertezas nacionais e internacionais foram fatores que causaram tensões e volatilidade no mercado econômico brasileiro em 2021. E que ainda seguem afligindo e gerando inseguranças entre investidores.

A alta dos juros prejudicou boa parte dos títulos públicos, ações e fundos imobiliários, que tiveram retornos negativos no ano. Entre os investimentos, os títulos públicos pré-fixados e atrelados à inflação, que são mais voláteis, ficaram entre os piores desempenhos do ano, acumulando -6,55% (IMA-B5+). Esses papéis se desvalorizaram com a alta dos juros futuros vista ao longo do ano, consequência da elevação da inflação, que exigiu um aumento da Selic.

A Bolsa de Valores B3 também sofreu os efeitos desse cenário, acrescidos pelos sinais de desaceleração econômica vindos da China, as perspectivas de aperto monetário nos Estados Unidos e a ameaça persistente da covid-19. O Ibovespa, principal índice de ações, fechou o ano negativo, em -11,93%. E apesar dessas circunstâncias, o seu retorno em dezembro foi positivo, 2,85%, após cinco meses consecutivos de queda. O mesmo aconteceu com o IBrX, referência para as aplicações em renda variável dos perfis agressivos da Funsejem. O índice variou no mês 3,14%, e acumulou -11,17% no ano.

A renda fixa pós-fixada, que é a mais conservadora, de menor risco, rendeu em dezembro 0,78% (IMA-S), e acumulou 4,67% no ano. Essa renda fixa está atrelada à taxa básica de juros Selic e ao CDI, que viu um novo acréscimo na sua rentabilidade, com a elevação da Selic em dezembro, quando ela passou de 7,75% para 9,25% ao ano.

 

Perfis de investimentos Funsejem

Os perfis de investimentos mais agressivos da Funsejem encerraram o mês de dezembro assim: 0,97% no perfil moderado, 1,25% no agressivo e 1,60% no superagressivo. O perfil conservador, que diversifica os investimentos em títulos de renda fixa públicos e privados, com maior exposição a papéis pós-fixados, rendeu 0,81%. O resultado equivale a 105% do CDI, índice que é referência de retorno para o perfil, e que variou 0,77% no mês.

 

Atenção

Considere sempre o grau de risco que deseja para seus investimentos, evitando mudanças constantes, pois isso pode lhe ocasionar perdas patrimoniais.

Simule seu perfil de investidor aqui no site. Sua escolha não deve se basear em resultados passados, mas em uma análise pessoal, de seus objetivos futuros e nas ferramentas de simulações e informações à disposição.

Ver todas as notícias


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais