Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Artigos
Os segmentos de aplicação na previdência

Quando você começa a fazer depósitos mensais em um plano de aposentadoria, a instituição responsável pega seus recursos e os aplica no mercado financeiro para fazê-los render. São muitas as aplicações, todas agrupadas em macro segmentos que você conhece um pouco mais a seguir. Saiba também quais são os limites de aplicação nestes segmentos, que os fundos de pensão como a Funsejem devem respeitar.

Renda fixa: é o segmento das aplicações com rendimento que pode ser pré-determinado, normalmente classificado como de baixo risco. Muitos, porém, confundem o investimento de renda fixa com rentabilidade fixa, o que não é verdade. Um papel pré-fixado com juros de 10% vai lhe pagar esta taxa na data estabelecida (contratada) para resgate. Mas ao longo do caminho, ele vai apresentar uma rentabilidade que muda diária e mensalmente. Além dos títulos públicos, são exemplos de renda fixa: caderneta de poupança, certificados de depósito bancário (CDB), debêntures (títulos de créditos emitidos por empresas não financeiras) e letras hipotecárias.

Renda variável: é um segmento de alto risco, cujo rendimento das aplicações não pode ser pré-determinado. O melhor exemplo é a ação de uma empresa em bolsa de valores. Ela pode variar muito positivamente, com base em expectativas de crescimento da empresa ou do setor em que atua. Pode, em contrapartida, cair de rendimento em virtude de mau desempenho ou de instabilidades no mercado financeiro. Dentre as opções de investimento em renda variável, estão: fundos de ações, commodities (como ouro e moeda) e derivativos (contratos negociados em bolsas de valores ou de mercadoria).

Investimentos estruturados: são os fundos em participação em empresas emergentes ou imobiliários, por exemplo, que investem em empreendimentos comerciais e residenciais construídos ou em construção. Eles são mais arriscados e tem baixa liquidez, ou seja, não são resgatados rapidamente.

Exterior e imobiliário: a definição destes dois segmentos é a que o próprio nome expressa, aplicações no exterior e aplicações no setor imobiliário.

Operações com participantes: são os programas de empréstimo oferecidos pelas fundações aos participantes de seus planos. Eles são investimentos, pois a taxa de juros destas linhas de crédito remunera o patrimônio dos participantes.

Agora confira os limites máximos de aplicação nestes segmentos pelos fundos de pensão. Para os demais limites praticados pela Funsejem, acesse a política de investimento do seu plano.

 

Limites máximos de aplicação dos fundos de pensão

Segmento

Alocação

Renda fixa

100%

Renda variável

70%

Investimentos estruturados

20%

Exterior

10%

Imobiliário

20%

Operações com participantes

15%

Ver todos os artigos


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais