Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Artigos
Capitalização x repartição na previdência

Existem duas formas de gerar os recursos que se transformam em benefício mensal de aposentadoria na previdência: o regime de capitalização e o de repartição.

 

Capitalização

Este sistema pode ser explicado com seu próprio plano na Funsejem. Isso porque em um plano de capitalização como o nosso, o beneficiado é o responsável pela formação do saldo a ser transformado em benefício no futuro. Com uma vantagem a mais. As empresas patrocinadoras da Fundação colaboram com o crescimento da reserva financeira dos empregados, já que faz depósitos mensais àqueles que estão na ativa contribuindo para o plano.

A principal característica do sistema de capitalização é a segurança em termos de equilíbrio financeiro. No entanto, alguns pontos devem ser observados. Um deles é o aumento da expectativa de vida. Apesar de positivo (todos queremos viver mais), ele acaba por exigir um reforço de poupança, de modo que a reserva previdenciária do participante também perdure por muitos anos.

Outro aspecto a salientar é a taxa de juros que remunera o patrimônio. Em um cenário de juros baixos, também é preciso aumentar o esforço de poupança para que no futuro o saldo formado não se torne insuficiente às expectativas de renda.

 

Repartição

É o sistema adotado pela previdência social de vários países. Ele pressupõe um pacto de gerações, pois as pessoas na ativa, que contribuem para o sistema, são as que custeiam os benefícios de quem já os recebe.

A previdência de repartição não apresenta grandes problemas quando o número de contribuintes é alto. Mas a situação se complica com a redução nas taxas de natalidade e mortalidade, o desemprego e a informalidade. Nestes casos, há queda nas contribuições. A entrada de recursos ao sistema diminui, e a saída (pagamento dos benefícios) não, aumentando o risco de colapso quando o governo não adota reformas e/ou medidas corretivas.

Ver todos os artigos


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais