Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Artigos
Meu plano é CD, BD ou CV?

Em 2005, os planos de previdência complementar foram normatizados nas seguintes modalidades: benefício definido (BD), contribuição definida (CD) e contribuição variável (CV). Entenda esta sopa de letrinhas a seguir.

Plano CD

A abreviação significa contribuição definida, e a modalidade implica em determinar, definir o valor dos aportes depositados ao longo do tempo. Outra característica é que este plano trabalha com contas individuais, cada participante tem a sua.

O saldo futuro e consequentemente o valor da aposentadoria de um participante de um plano CD dependerão do quanto ele contribuiu, o período de contribuições, e a rentabilidade conquistada pelas aplicações. Quanto maior for cada um destes fatores, maior será o saldo.

O seu plano de aposentadoria na Funsejem está classificado nesta modalidade: contribuição definida.

Plano BD

Neste tipo de plano, o que se define de antemão é de quanto será a sua aposentadoria futura, com base em valores pré-fixados ou fórmulas estipuladas no regulamento. Daí sua nomenclatura, plano de benefício definido (BD).

Para assegurar o que foi contratado, cálculos atuariais são feitos todos os anos, podendo alterar o valor dos depósitos mensais. O regime é de mutualismo, com uma conta coletiva para todos os participantes, e pagamento vitalício de aposentadoria.

A Funsejem não administra mais planos BD, apenas uma pequena parcela para participantes do VCNE (fechado para adesões), que se aposentaram quando ele ainda tinha modelagem BD.

Plano CV 

Este tipo de plano, o de contribuição variável, mescla características das duas modalidades anteriores. O contratante pode fazer contribuições como em um plano CD, em contas individuais e aportes definidos. No momento de receber a aposentadoria, pode estipular um benefício vitalício, tal como ocorre no plano BD.

Ver todos os artigos


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais