Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Artigos
Risco, oscilação e volatilidade nos investimentos

O risco nos investimentos é a probabilidade que eles têm de promover perdas e ganhos. E a proporção é mais ou menos a seguinte: quanto mais arriscada uma aplicação, maior a chance de seus resultados superarem aqueles obtidos por investimentos conservadores, de baixo risco. Mas há um porém. Quanto mais arriscado o investimento, maior também a chance de, no curto prazo, ele apresentar resultados inferiores aos conservadores, até negativos, em especial nos momentos de instabilidade ou especulação no mercado financeiro.

Dois exemplos bem clássicos ilustram este conceito. A caderneta de poupança e a bolsa de valores. A primeira aplicação é bastante conservadora, com rentabilidade regular, constante de um mês para outro. Já a bolsa pode atingir em único dia uma rentabilidade dez vezes maior ou dez vezes menor que a poupança no mês.

Oscilação e volatilidade

Esta forte variação de resultados da bolsa é o que chamamos de oscilação, característica dos investimentos de alto risco, tal como a volatilidade, que significa propensão de um investimento a oscilar. Mas, acredite, também há aplicações de renda fixa, segmento considerado de baixo risco, com certo grau de volatilidade, e consequentemente oscilação de resultados.

Dentre estas aplicações, podemos citar os papéis públicos ou privados na modelagem pré-fixada ou atrelada a um índice de inflação. A oscilação atinge estes papéis quando há elevação ou redução na taxa de juros da economia (Selic) ou na inflação. E isso acontece porque a alteração de juros, seja para cima ou para baixo, impacta a atratividade dos papéis que foram adquiridos anteriormente.

É simples. Para facilitar, vamos considerar os pré-fixados. Eles são sempre emitidos a juros superiores à taxa básica da economia. Então quando o governo reduz a Selic, os pré-fixados adquiridos antes da redução ganham valor no mercado, rendendo positivamente. Por outro lado, à medida que a taxa básica de juros aumenta, a rentabilidade de curto prazo dos pré-fixados adquiridos antes da elevação vai caindo.

Importante salientar que a remuneração que você contratou, lhe será paga lá na data do vencimento do papel. No curto prazo, porém, a rentabilidade de sua aplicação vai oscilar.

Ver todos os artigos


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais