Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Área do DHO/Gente
Acesse Aqui
Área do Participante
Acesse Aqui
Educação Financeira
Artigos
PGBL e VGBL: entenda as diferenças

O PGBL e o VGBL são opções frequentemente oferecidas por bancos e seguradoras aos interessados em poupar com vistas à aposentadoria. Mas há uma grande diferença entre eles, o tratamento tributário.

PGBL

O Plano Gerador de Benefícios Livre tem um incentivo fiscal que reduz o imposto de renda do investidor na fase de formação da reserva financeira. Isso acontece, pois as contribuições depositadas são deduzidas da base de cálculo do IR, até o limite de 12% da renda bruta anual, para quem preenche o modelo completo de declaração de imposto de renda. O incentivo fiscal é, na verdade, um diferimento para que o imposto incida sobre a reserva financeira apenas no momento de recebimento.

VGBL

O Vida Gerador de Benefícios Livres é uma espécie de seguro de vida que funciona como plano de aposentadoria. O tratamento tributário não prevê dedução fiscal na fase de formação da poupança previdenciária. Em contrapartida, no momento de receber os recursos, o imposto incide apenas sobre a rentabilidade que o investidor recebeu ao longo dos anos, e não sobre o valor total resgatado. É, por isso, mais adequado a quem utiliza o modelo simplificado de declaração de imposto de renda.

Saiba +

1)    Por terem modelos tributários distintos, a portabilidade (transferência de saldo de um plano de previdência para outro) não pode ser feita de PGBL a VGBL e vice-versa. É permitido portar saldo apenas entre planos compatíveis.

Os planos da Funsejem são compatíveis ao PGBL.

Ver todos os artigos


2024 – Votorantim – Todos os direitos reservados.

A Funsejem se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais