Educação Financeira > Artigos


Taxa administrativa: planos Funsejem

A taxa administrativa do seu plano de aposentadoria serve para cobrir as despesas inerentes à administração do benefício, feita pela Funsejem. Exemplos: auditoria, consultoria jurídica, atuário do plano, encargos trabalhistas e salários, sistema de gestão do plano, comunicação, aluguel, internet e telefonia da sede etc.

Em 2021, a taxa administrativa foi calculada em 0,34% ao ano (0,0280% ao mês).

 

Como funciona

A taxa administrativa é deduzida do retorno das aplicações financeiras de forma automática. A rentabilidade divulgada mensalmente pela Funsejem, que corrige o seu patrimônio no plano, já é líquida desta taxa, não sendo necessário você efetuar nenhum cálculo ou pagamento à parte.

O porcentual para cobertura das despesas administrativas do seu plano é definido no início de todos os anos, com base no orçamento aprovado pelo Conselho Deliberativo da Funsejem.

 

Saiba +

Seu plano de aposentadoria na Funsejem não tem a taxa de carregamento praticada por muitos bancos e seguradoras nos planos individuais que oferecem (PGBLs e VGBLs). A taxa de carregamento é cobrada sobre cada depósito feito. Exemplo: se você investe R$ 100,00 em um plano com taxa de carregamento de 3%, o valor que efetivamente entrará em sua conta no plano será R$ 97,00.

Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade e Uso dos Sites Funsejem. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais
Estou de acordo